Entra ano e sai ano e as mechas não saem de moda. As também chamadas “luzes” fazem a cabeça das mulheres de todas as classes e de todas as idades há tempos.
Se você também quer fazer mechas nos seus cabelos, é preciso atentar primeiramente para uma coisa: eles estão saudáveis? Se a resposta for “não”, é preciso que você faça boas hidratações até que o seu cabelo se recupere, pois um cabelo que não esteja bem cuidado não vai resistir a uma sessão de luzes.
Agora, se o seu cabelo está bem tratado, aprenda agora com o Comofas a como fazer mechas em casa! É claro que existem inúmeras técnicas para fazer luzes, mas ensinarei aqui a considerada mais fácil e mais segura.
1) Você vai precisar de: pó descolorante; água oxigenada (a volumagem da água oxigenada dependerá do grau de descoloração que você deseja atingir, lembrando que volume 20 clareia um tom, volume 30 dois tons e volume 40 até três tons); touca própria para luzes que pode ser tanto de plástico quanto de silicone; agulha de crochê (quanto mais fina a agulha, menores serão as mechas e mais natural ficará o seu look); pincel de coloração e cumbuca de plástico.
2) Se o seu cabelo não é naturalmente liso, desembarace os fios e faça uma escova seguida de chapinha. Isso facilitará na hora de puxar as mechas de cabelo, pois evita o embaraçamento que pode ser bem dolorido.
3) Certifique-se de que seu cabelo está bem seco.
4) Se a sua touca não possuir furos, faça-os conforme a quantidade de mechas que você quer. Se a touca for de silicone, passe um pouco de talco nos furinhos para facilitar na hora de puxar as mechas.
5) Penteie o seu cabelo como de costume, podendo dividi-los ao meio ou jogá-lo todo para trás. Coloque a touca de maneira bem firme, lembrando que quanto mais “colada” na cabeça, mais próximo da raiz o colorante chegará. Se for necessário, utilize grampos para prender a touca. Penteie o cabelo todo para trás, e se ele for comprido, faça um rabo de cavalo.
6) Em frente ao espelho, vá puxando as mechas através dos furinhos com a ajuda da agulha de crochê. Comece pelo topo da cabeça na parte da frente.
7) Depois de puxadas as mechas, penteie-as e divida-as em quatro partes.
8) Prepare o pó descolorante na cumbuca de plástico colocando duas medidas de pó descolorante para cada medida de água oxigenada. É importante que a mistura fique consistente (nem muito líquida e nem muito dura). Cubra todo o couro cabeludo com um filme PVC fazendo uma touca bem justa na cabeça.
9) Teste um pouco em uma mechinha de cabelo para saber se você não é alérgica ao pó e quanto tempo será necessário que o produto fique no seu cabelo para obter o tom desejado. Utilize o pincel para passar o descolorante e observe quanto tempo levará.
10) Se tudo correu bem, passe a mistura do pó com a água oxigenada em cada uma das quatro partes de mexas e não se atenha muito em cada parte, pois, o descolorante começa a agir assim que ele entra em contato com o cabelo. Espalhe bem e procure certificar-se de que a mistura ficou bem uniforme. Não exceda o tempo de 45 minutos do produto nos fios.
11) Verifique constantemente o clareamento dos fios. Tente se ater ao tempo marcado no teste.
12) Caso ultrapasse os 45 minutos e o tom desejado não foi alcançado, enxágüe mesmo assim e será necessária uma nova descoloração (ou será necessário que você passe uma coloração específica seguida de tonalizante).
13) Sem retirar a touca, lave os fios com água morna e shampoo. Retire a touca e lave todo o cabelo novamente com shampoo. Procure utilizar uma máscara reconstrutora para evitar maiores danos ao cabelo, já que a descoloração é uma agressão muito grande aos cabelos.
14) Agora que você já tem as mechas desejadas, faça uma hidratação simples, em casa mesmo, a cada dois dias, e uma reconstrução semanal a fim de repor os nutrientes retirados pela descoloração.
P.S.: Caso suas luzes não dêem certo na primeira vez, não se desespere: procure um profissional e explique o ocorrido. Sempre há uma salvação! E lembre-se: se você já possui alguma química no cabelo (como algum tipo de alisamento), não faça isso em casa, procurando um profissional.
Dicas e truques para clareamento
- Se você é morena, com sobrancelha, cabelos e olhos escuros, tome muito cuidado ao escolher o tom do cabelo. Nem sempre mais claro é melhor e se você ousar muito pode ter um resultado não muito agradável.
- Se o loiro amarelar depois de um mês, corrija o problema com um tonalizante acinzentado.
- Cuidado com produtos que possam lhe causar alergia, o ideal é fazer um teste alérgico antes de realizar o procedimento, aplicando um pouco do descolorante ou tinta no antebraço ou nuca e aguardar 24 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário